Grandes Pensadores


“Vamos nos empenhar cada vez mais em vincular a escola ao povo.”
Piaget e Vygotsky

Contribuições de Piaget e Vygotsky para a Educação


Que contribuições conjuntas nos deixam as teorias de Piaget e Vygotsky? Em primeiro lugar, ambas colocam a necessidade de estudar a gênese dos processos mentais, isto é, como esses processos são construídos ao longo da vida do indivíduo. Em Piaget, essa construção ocorre a partir do mecanismo de equilibração e seus dois componentes: a assimilação, no qual o indivíduo atua sobre o meio, transformando-o, a fim de adequá-lo às suas estruturas; e a acomodação, no qual o sujeito é modificado para se ajustar às diferenças impostas pelo meio. Vygotsky explica essa construção através do mecanismo de internalização. Para ele, “no desenvolvimento cultural da criança, todas as funções ocorrem duas vezes: primeiro no nível social e depois no nível individual; primeiro entre pessoas (interpsicológica) e depois no interior da criança (intrapsicológica)” (Vygotsky, 1984, p. 64, grifo do autor).

Pode-se observar do acima exposto, que os dois consideram essa construção como ocorrendo a partir da interação do sujeito com o seu meio. Contudo, enquanto Piaget enfatiza a interação com o meio físico, Vygotsky da ênfase sobre a interação com meio sócio-cultural. Ambos os autores, entretanto, consideram o sujeito como um ser ativo que constrói ou re-constrói seu próprio conhecimento.

Piaget e Vygotsky nos chamam a atenção para a utilização de metodologista de estudo qualitativas na educação. Os dois refutam qualquer explicação de desenvolvimento como mero acúmulo quantitativo de aquisições. O método clínico-piagetiano coloca claramente esse ponto. Investigar o raciocínio do aluno não significa simplesmente dar problemas formais para serem resolvidos individualmente, de forma rígida. Podemos aprender muito sobre o raciocínio da criança, se criamos tarefas, que embora bem estruturadas, não são rígidas em sua aplicação, nem devem ser resolvidas pelo sujeito isoladamente. O experimentador precisa participar com o aluno na resolução do problema. Vygotsky, com seu conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, também nos faz perceber que a avaliação não pode ser um momento isolado e ao final do processo de aprendizagem. Devemos avaliar continuamente, pois o mais importante não é a aprendizagem que já ocorreu, mas, aquela que está acontencendo.

Como os professores podem se utilizar dessas contribuições?

Nos próximos parágrafos, iremos mostrar alguns estudos para tentar esclarecer essa pergunta. Não pretendemos dar respostas definitivas, pois acreditamos ser o processo educacional dinâmico e abrangente, não podendo restringir-se a somente uma visão.

Contudo, esperamos abrir algumas possibilidades para estudar o processo de construção do conhecimento na escola.

Extraído do Texto – Contribuições da Psicologia para a aprendizagem escolar. José Aires de Castro Filho*
p. 23, 24 e 25 – Revista de Educação aec





PAULO FREIRE: UM PENSAMENTO NASCIDO DA VIDA


São muitas as marcas do pensamento de Paulo Freire. Uma delas é ser um pensamento que nasce da prática. Paulo não pensava as idéias, mas pensava a própria vida. Assim, as experiências, surpresas, alegrias e tristezas do dia-a-dia foram as fontes do seu pensamento.

“É exatamente a vida, que, aguçando nossa curiosidade, leva-nos ao conhecimento; é o direito de todos à vida
que nos faz solidários; é a opção pela vida
que nos torna éticos.”
Paulo Freire

Barreto, Vera – Paulo Freire para educadores – São Paulo: Arte & Ciência, 1998. p. 53.
 
 
 
 
CÉLESTIN FREINET
 
A Pedagogia Freinet é centrada na criança e baseada sobre alguns princípios. Freinet lança uma proposta pedagógica com o objetivo de modernizar a Escola, através de valores alicerçados no bom senso. A escola que Freinet quer modernizar é a Escola Pública, que ele considera como a escola do povo e, portanto, deve atender, na sua essência, às necessidades do povo. Sua proposta pedagógica revoluciona o processo de ensino–aprendizagem, humanizando-o através de uma relação professor–aluno baseada na verdade. Para isso, ele põe em evidência meios que revolucionaram tanto a educação, de um modo geral, quanto a escola, em particular, estabelecendo uma verdadeira relação professor–aluno lastreada no bom senso.

Freinet, nessa proposta, reage contra o ensino tradicional. A sala de aula, segundo Freinet, deverá ser um local onde professor e alunos, conjuntamente, em clima de harmonia e disciplina, discutam tanto os conhecimentos básicos da aprendizagem como os problemas da vida cotidiana.
Segundo a Profa. Djanira Brasilino de Souza (Natal/RN):
“.... a educação que Freinet propõe é uma educação que respeita o indivíduo e a diversidade e reencontra a identidade própria do ser humano através da individualidade de cada um; que respeita as crianças tais quais elas são, sem submetê-las a modelos pré-estabelecidos, e que as ajuda na formação de sua personalidade. É uma pedagogia real e concreta, que procura oferecer às crianças e aos adolescentes uma educação condizente com as suas necessidades e mediante as práticas cotidianas.”

A Pedagogia de Freinet objetiva elevar o homem à mais alta dignidade do seu ser e, através do exercício da cidadania, promover a realização da sua personalidade. Porém, não é uma ação educativa sem rumos concretos, utópica. A pedagogia freinetiana baseia-se em princípios. São eles: o princípio da cooperação, da comunicação e da expressão livre; o da educação do trabalho e o do tateamento experimental.

Esses princípios estão centrados na criança e se explicitam através da prática educativa nos seguintes pontos:

* Senso de responsabilidade.
* Senso cooperativo.
* Sociabilidade.
* Julgamento pessoal.
* Autonomia.
* Expressão.
* Criatividade.
* Comunicação.
* Reflexão individual e coletiva.
* Afetividade.


As técnicas de ensino propostas na pedagogia freinetiana são as seguintes:

* Imprensa escolar.
* Aula-passeio.
* Texto livre.
* Correção.
* Livro da vida.
* Fichário de consulta.
* Plano de Trabalho.
* Correspondência interescolar.
* Auto-avaliação.



Para saber mais sobre a Pedagogia de Freinet, consulte o site da Associação Brasileira para Divulgação, Estudos e Pesquisas de Pedagogia Freinet – ABDEPPF.
Fonte: http://www.abdeppfreinet.com.br/